Programas Sociais - Passar no Enem - Conheça o Segredo dos Experts em Aprovação

Nesta página você irá entender melhor os programas sociais que o governo brasileiro mantém para quem é aprovado no ENEM.

 

O que é o PROUNI?

O ProUni - Programa Universidade para Todos foi instituído em 2004 pelo Governo Federal do Brasil com a proposta de oferecer a alunos de baixa renda bolsas de estudo (integrais ou parciais) em faculdades privadas, concedendo à estas isenção de alguns tributos fiscais.

Através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) o aluno terá que atingir o mínimo de 450 pontos (considerando a contagem de pontos realizada desde 2010, pelo novo modelo do ENEM: notas de 0 a 1000) para participar do processo.

As bolsas são distribuídas de acordo com a pontuação do aluno no exame. Quanto melhor o desempenho, mais chances o aluno terá de escolher o curso e a instituição de ensino que pretende estudar.

 

Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo ProUni?

Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

 

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

 

O que é o SISU?

Sistema de Seleção Unificada (SiSU). É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

 

O que é o programa Ciência sem Fronteiras?

É um programa que oferece oportunidades de bolsas de estudo no exterior, financiadas pelo Governo Federal para alunos de graduação, pós-graduação e de cursos superiores de tecnologia de instituições de ensino superior, públicas ou particulares de todo o país. Há também as bolsas no País, que incentivam a atração de renomados pesquisadores e líderes de grupos de pesquisa no exterior para o Brasil e de jovens cientistas, nas modalidades: Pesquisador Visitante Especial e Bolsa Jovens Talentos.

 

Quais os benefícios dos bolsistas do programa?

O programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza para os bolsistas de Graduação Sanduíche os seguintes benefícios: mensalidade de bolsa, auxílio-instalação, auxílio material didático, passagens aéreas e seguro saúde. Para as outras modalidades, caso aplicável, são acrescentados os benefícios específicos, por exemplo, inclusão de taxas escolares (se exigidas pela Instituição) e taxas de bancadas.

 

Se ainda não se inscreveu, a hora é agora, clique na imagem abaixo e garanta sua vaga com bônus especiais!